top of page
Buscar

O desejo que não pode se realizar.

  • Foto do escritor: Rafaela de Joani
    Rafaela de Joani
  • 7 de jun. de 2024
  • 2 min de leitura
"Nunca tinha sentido aquilo, uma vontade de correr nas duas direções, a que junta e a que separa."

Tudo é rio - Carla Madeira


É comum pensarmos que a única causa do nosso sofrimento (geralmente o que leva a buscar tratamento) é a nossa impossibilidade de agir, de controlar ou de mudar a nossa realidade. Nos sentimos travados, paralisados frente aos sintomas e às demandas que acreditamos dever suprir, sem sucesso.

Então, o que podemos concluir, quando nos deparamos com um sujeito que se pergunta, diante da possibilidade de realizar algo do que deseja, se não seria melhor que nunca a realizasse? Quando diz que algo pelo qual tanto ansiava está prestes a se concretizar, mas preferia que não acontecesse? Quem poderia, em sã consciência, recusar o que quer ou sabotar o que gostaria que acontecesse?

Dizemos que só há desejo se houver falta. É pelo que nos falta que criamos numa relação com a fantasia a possibilidade de sua realização, ainda que parcial. Com isso, costumamos dizer que a fantasia é sempre melhor do que a realidade, justamente porque, além do fato de que o que não se concretiza jamais poderá acabar, o que se realiza, mesmo quando sustentamos o desejo, nunca é como fantasiamos que seria, sempre falta alguma coisa, sempre desemboca na incompletude, nos levando a desejar algo além, algo mais, algo diferente.

"Querer e desejar é manter-se vivo, e talvez seja mais importante do que realizar o desejo. (...) recuar diante dela (da realização) é preservar o irrealizado como fonte do desejo vivo."

Marco Antonio Jorge Coutinho

Assim, adiar tanto quanto possível a realização do que se deseja é, ao mesmo tempo, manter o desejo a salvo mantendo-se a salvo dele.



REFERÊNCIAS


Jorge, M. A. C. (2010). Fundamentos da psicanálise de Freud a Lacan – vol. 2: A clínica da fantasia Rio de Janeiro: Jorge Zahar.


MADEIRA, Carla. Tudo é Rio. São Paulo: Record, 2021.






 
 

Posts recentes

Ver tudo
O compromisso com a terapia.

Numa psicoterapia, dizer que o trabalho também está do lado do paciente significa implicar a sua responsabilidade pelas transformações...

 
 
A bagunça organiza.

Você procura por um objeto em casa, ele não está ali onde você costumava deixar. De início, você procura não fazer tanta bagunça, já...

 
 
Logo do site

Rafaela Albuquerque de Joani - CRP: 06/166658 - São Paulo - Brasil

Telefones úteis no Brasil em caso de emergências em saúde mental: SAMU 192 - Corpo de Bombeiros 193 - CVV 188

bottom of page